Lagoa Jabaete

dsc05356A lagoa Jabaeté é para muitos, um ponto histórico, onde os dias ensolarados se tornavam agradáveis e harmoniosos com a reunião de familiares e amigos, que se encontravam ali na intenção de se divertir. Assim como estes, também tenho minha participação na continuação dos princípios éticos de boa convivência. De passagem, posso afirmar que muitos buscam ter a oportunidade que tive desde criança. Junto com minha mãe e minha irmã, toda a tarde eu partia indo à lagoa, lá todos montavam uma fogueira e nos acomodávamos, enquanto isso um grupo de: estudantes, trabalhadores, aposentados, pais de família e donas de casa, mergulhava contente em busca de um dos mais generosos presentes da lagoa, o Sururu da água doce. Juntávamos o marisco aos peixes, pacientemente pescados com vara de bambu, linha e anzol. Tudo muito simples. Muitos de meus grandes amigos de infância me foram apresentados na lagoa, conheço vários alem de mim que foram batizados naquelas águas, muitos casais se conheceram em um dia alegre na lagoa e vivem juntos até hoje. No fim da tarde a volta para casa era repleta de comentários felizes e gargalhadas a respeito de situações engraçadas e fatos comentados entre os adultos, nós, as crianças como forma de educação éramos encarregadas de retirar tudo o que não era pertencente ao ambiente. O que mais me entristece hoje é o fato de pessoas que jamais tiveram tal experiência, tentarem impedir que outras possam desfrutar e repassar a seus filhos os benefícios de uma boa convivência. Acredito que a lagoa Jabaeté possa ser ainda, para a comunidade, uma opção de lazer e distração do mundo onde todos são sobrecarregados e estressados com todos os problemas da vida. Aconselho a qualquer um que tenha um tempo disponível, passear com sua família ao menos uma vez, se não pode na semana, no mês. A paisagem é encantadora, sou morador de Barramares desde meados de 1996, carinhosamente apelidado “shagas”, tenho 19 e me preocupo com um futuro que possa dar mais informação e valores aos moradores de toda região, assim como os que tive na infância e exercito até hoje com gratidão e consciência de que não podemos deixar que coisas boas do passado sejam apagadas da memória, para que no futuro saibamos quem fomos um dia…

Renan da Cunha Santos (Cidadão) (Shagas)

One Response to Lagoa Jabaete

  1. Eduardo Mariano disse:

    Olá pessoal, ficou muito boa a matéria.
    Parabéns pela publicação.
    Abraço,
    Edu

Deixe um comentário

